"Eu prefiro ser um otimista e estar errado do que ser um pessimista e estar certo"
Albert Einstein

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BATERIA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAPÍTULOS 6 AO 10 - APOSTILA I

Fala galera,

Como prometi, fechando a apostila I com duas baterias de exercícios, do 1 ao 5, que publiquei anteriormente, e agora do 6 ao 10.

Quaisquer dúvidas ou acompanhamento das dificuldades, só chegarem cedo ao Pólo.

PS: Há uma postagem "questões por temática" que podem procurar na Busca do Blog que se refere aos temas da apostila I que mais caíram nos vestibulares das principais universidades do RJ e do ENEM. Em breve farei a mesma pesquisa sobre a apostila II, orientando o que mais costuma cair nas provas.

Abs

Luiz


BATERIA DE EXERCÍCIOS  DE REVISÃO 2 – História  Apostila I – CEDERJ
Professor Luiz
Capítulos 6 ao 10


1 - (CESGRANRIO) -- A Revolução Francesa representou um marco da Historia ocidental pelo caráter de ruptura em  relação ao antigo Regime.
Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
A) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
B) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
C) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
D) o apoio da monarquia dos  Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos EUA.


2 - ENEM -1999 --- A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com
(A)   a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
(B)  a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
(C)   a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
(D)   o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
(E)    a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.          


3 -  (UF-Viçosa -- 2002)  -- Leia o texto abaixo:
Qualquer que tenha sido a razão do avanço britânico, ele não se deveu à  superioridade tecnológica e científica. (...) Dadas as condições adequadas, as inovações técnicas da revolução industrial se fizeram por si mesmas, exceto talvez na indústria química. Isto não significa que os primeiros industriais não estivessem constantemente interessados na ciência em busca de seus benefícios práticos. Mas as condições adequadas estavam visivelmente presentes na Grã- Bretanha, (...).(HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 45 e 47.)
As condições  britânicas adequadas à revolução industrial foram as seguintes, EXCETO:
A) A ampla produtividade agrícola, decorrente de modificações nas formas de produção, permitiu alimentar a população urbana em franco crescimento, bem como acumular capital a ser aplicado em outros setores da economia.
B)Os Enclousure Acts, que decretaram o cercamento dos campos de uso comum, criaram um problema agrário, mas também permitiram que a produção agrícola fosse direcionada para o mercado.
C)A infraestrutura urbana de algumas regiões da Grã-Bretanha atuou como fator de atração para as populações oriundas dos campos e permitiu uma organização social intensa e propícia à melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
D)As políticas implementadas depois da derrubada do Absolutismo, ainda no século XVII, caracterizaram-se pelo incentivo à obtenção do lucro privado e ao desenvolvimento econômico, considerados como legítimos e supremos objetivos políticos da nação.
E)A Grã-Bretanha detinha o controle do mercado colonial de escravos e da produção e comercialização do algodão, além de possuir grande quantidade de matéria-prima, como carvão e ferro, destinados à energia e à construção de máquinas.     



4 - (ENEM 2006) -- O que chamamos de corte principesca era, essencialmente, o palácio do príncipe. Os músicos eram tão indispensáveis nesses grandes palácios quanto os pasteleiros, os cozinheiros e os criados. Eles eram o que se chamava, um tanto pejorativamente, de criados de libré. A maior parte dos músicos ficava satisfeita quando tinha garantida a subsistência, como acontecia com as outras pessoas de classe média na corte; entre os que não se satisfaziam, estava o pai de Mozart. Mas ele também se curvou às circunstâncias a que não podia escapar. Norbert Elias. Mozart: sociologia de um gênio.Ed. Jorge Zahar, 1995, p.18 (com adaptações).
Considerando-se que a sociedade do Antigo Regime dividia-se tradicionalmente em estamentos: nobreza, clero e 3º Estado, é correto afirmar que o autor do texto, ao fazer referência a “classe média”, descreve a sociedade utilizando a noção posterior de classe social a fim de
A ) aproximar da nobreza cortesã a condição de classe dos músicos, que pertenciam ao 3º  Estado.
B)  destacar a consciência de classe que possuíam os músicos, ao contrário dos demais trabalhadores manuais.
C)  indicar que os músicos se encontravam na mesma situação que os demais membros do 3º Estado.
D)  distinguir, dentro do 3º  Estado, as condições em que viviam os “criados de libré” e os camponeses.
E)  comprovar a existência, no interior da corte, de uma luta de classes entre os trabalhadores manuais.   


5 - (UERJ) --“Nós, habitantes da paróquia de Longeley abaixo – assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do rei, dia 6 do presente mês de maio de 1789, resolvemos o que se segue:
Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar isenções, são estes, sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver”.(cadernos de Súplicas para os Estados Gerais)
Esta reivindicação dos camponeses franceses às vésperas da eclosão da Revolução Francesa traduzia um desejo comum aos demais membros do Terceiro Estado, a saber:
(A)  a convocação dos Estados Gerais para dar soluções à crise financeira.
(B)  a formação de uma democracia rural, composta de camponeses autônomos.
(C)  A supressão de uma ordem social baseada no privilégio e na sociedade estamental.
(D)  O advento de uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal.
(E)   a distinção da sociedade fundamentada na proposta de cidadãos ativos e cidadãos passivos


6 - (UFGO 2006) -- As mudanças provocadas pela Revolução Francesa (1789-1815), que alteraram a ordem política na configuração do Estado, foram a
(A) convocação dos Estados Gerais e a reivindicação por igualdade jurídica.
(B) aprovação de uma constituição e a instauração do regime republicano.
(C) extinção da cobrança de tributos e de privilégios feudais e a criação da Guarda Nacional.
(D) elaboração de leis antigreves e a proibição da associação de trabalhadores pelo Estado burguês.
(E) consolidação da Convenção Nacional e a promoção de acordos para salvar a vida do rei


7 - (UFU 2004) -- A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, teve grande repercussão no mundo todo. Entretanto, segundo o historiador inglês Eric Hobsbawm: Este documento  um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. .Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis., dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de distinções sociais, ainda que .somente no terreno da utilidade comum...” HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 77.
Sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, assinale a alternativa correta.
A) A Declaração, inspirada nos ideais burgueses, tornou-se a base para a democratização do poder e do acesso à propriedade, ao promover a eliminação do regime monárquico e ao abolir o voto censitário durante a primeira fase da Revolução Francesa, além de incentivar a formação de associações de trabalhadores.
B) Os princípios de liberdade, igualdade, fraternidade e do direito à propriedade, principais bandeiras do movimento revolucionário francês, foram consagrados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, durante o predomínio dos jacobinos na fase da Convenção, tornando-a um símbolo da radicalidade popular contra nobres e burgueses.
C) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão aprovada pela Assembléia Nacional, na França, foi inspirada na Declaração de Independência dos Estados Unidos, estabelecendo a igualdade de todos perante a lei, o direito à propriedade privada e de resistência à opressão, reforçando o princípio iluminista liberal-burguês.
D) A Declaração, sustentada pelo pensamento iluminista de Voltaire, teve fortes influências nos movimentos de independência das Américas espanhola e portuguesa, ao propor a instauração de regimes republicanos baseados na participação popular, por meio do voto universal.



8 - Todas as alternativas contêm fatores que determinaram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, EXCETO:
A) A expansão dos mercados consumidores tanto em nível interno quanto em nível externo.
B) A expropriação dos trabalhadores rurais dos seus meios de subsistência através dos Atos de Fechamento dos campos.
C) A revolução técnica que possibilitou a mecanização da produção de tecidos de algodão.
D) A vocação comercial inglesa exercitada nas rotas do Mediterrâneo até a queda de Constantinopla.
E) O desenvolvimento dos meios de transporte com o aparecimento das ferrovias.



9 - CEDERJ 2003)  O lema consagrado pela Revolução Francesa, “liberdade,igualdade e fraternidade”, influiu diretamente sobre inúmeros movimentos de inconfidência verificados no Brasil Colonial em fins do século XVIII.
Identifique a opção que define corretamente a Inconfidência Mineira:
(a)    o movimento teve como principal participante uma elite de homens brancos e letrados, influenciados pelos princípios iluministas europeus;
(b)   este movimento também conhecido como Conjuração dos Alfaiates, revelou as contradições do sistema colonial, provocando sua crise;
(c)    a difusão das idéias liberais promovida por esse movimento implicou  a primeira experiência de regime republicano na história do país;
(d)   o movimento das Minas Gerais baseou-se na forte participação de mulatos, negros livres e escravo, o que refletia tanto sua preocupação com o fim da dominação colonial, quanto com a escravidão;
(e)    um de seus principais motivos foi a prolongada crise do setor cafeeiro que se arrastou ao longo da segunda metade do século XVIII.




10 - UFRRJ 2003)     Leia o quadro abaixo e responda à questão.
            “(...) Os membros da assembléia temem pelo Rio de Janeiro, em razão do número de escravos e da presença perigosa de africanos livres e residentes, em muito grande número entre nós. É evidente para todos que as doutrinas haitianas são pregadas aqui, que os escravos são atraídos pela isca da liberdade, e são incitados pelos espíritos `vertiginosos´ nacionais e estrangeiros, do interior e do exterior, a entrar em movimentos semelhantes àqueles que lhes mostrou o funesto exemplo da Bahia.”
Moção votada pela Assembléia Provincial do Rio de Janeiro, dirigida ao governo central. In:VERGÉ, P. Fluxo e Rfeluxo do tráfico de escravos entre o Golfo de Benin e a Bahia de Todos os Santos dos séculos XVII a XVIII. São Paulo: Corrupio, 1987. p. 373.

            O documento acima é uma demonstração do pânico existente entre as elites brasileiras frente a qualquer manifestação da população de origem africana em relação à manutenção da escravidão. No texto, as referências às “doutrinas haitianas” e aos “movimentos semelhantes àqueles que lhes mostrou o funesto exemplo da Bahia” dizem respeito, respectivamente:
(a)    às de fim do governo de minoria branca no Haiti e à revolta da Balaiada.
(b)   à expulsão de todos os europeus e seus descendentes imposta pelo governo do Haiti e à revolta da Sabinada.
(c)    à invasão dos haitianos do território do Grão - Pará, para libertar os escravos , e à revolta da Cabanagem.
(d)    À proposta de extinção da escravidão feita pelo governo do Haiti e à revolta Farroupilha.
(e)    à independência do Haiti realizada por escravos e libertados e à revolta dos Malês.


11 - UFU – julho 2005)
A Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1798) foram movimentos políticos que, a despeito de suas diferenças, buscavam a separação do Brasil ou de parte dele do domínio colonial português. Sobre os dois movimentos, podemos afirmar que
I - a Inconfidência Mineira teve participação popular e escrava na base de sua articulação, enquanto a Inconfidência Baiana foi um movimento planejado e impulsionado pelas elites baianas.
II - tanto em Minas Gerais quanto na Bahia setecentista circulavam textos, panfletos e idéias liberais, como também notícias sobre as revoluções americana e francesa, colaborando para a difusão do ideal republicano.
III - enquanto a Inconfidência Mineira teve, nos círculos literários árcades, um importante veículo de difusão de idéias, a Inconfidência Baiana encontrou, nas lojas maçônicas, um espaço para a divulgação de seus princípios ideológicos.
IV- enquanto a Inconfidência Mineira não obteve êxito, sendo seus principais líderes executados, presos e exilados, a Inconfidência Baiana obteve algumas vitórias, como a conquista da proibição do tráfico negreiro.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas I e IV são corretas.
B) Apenas I e III são corretas.
C) Apenas II e IV são corretas.
D) Apenas II e III são corretas.


12 - UERJ 2011.O permanente revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais, a incerteza e o movimento eternos distinguem a época de todas as outras. Todas as relações fixas e enferrujadas, com seu cortejo de representações e concepções, são dissolvidas, todas as relações recém-formadas envelhecem antes de poderem ossificar-se. Tudo o que era estável se volatiliza, e os homens são por fim obrigados a encarar com os olhos bem abertos a sua posição na vida.
MARX e ENGELS
Adaptado do Manifesto do Partido Comunista

Em 1848, na defesa de uma nova sociedade, o Manifesto Comunista criticou as transformações advindas da
modernização capitalista nos países da Europa Ocidental.
Dois aspectos dessa modernização, então criticados, foram:
(A) crescimento industrial – garantia de direitos sociais
(B) aceleração tecnológica – aumento da divisão do trabalho
(C) mecanização da produção – elevação da renda salarial média
(D) diversificação de mercados – valorização das corporações sindicais

13 – CEDERJ 2009.1

“O controle de alguns países europeus sobre a África
foi, dessa forma, se estendendo a partir dos antigos pontos
de comércio, que serviram de base para a penetração do
continente africano e para a implantação de sistemas
coloniais de governo.”
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2008.
Os sistemas coloniais de governo promoveram
transformações profundas na África ao final do século XIX.
Assinale a afirmativa que melhor apresenta o conjunto de
transformações sofridas pelas sociedades africanas durante
o imperialismo:
(A) introdução do trabalho assalariado, cristianização das
populações locais e ocidentalização das culturas locais;
(B) criação de sociedades sem Estado, eliminação do
islamismo e preservação das culturas locais;
(C) sedentarização das populações nativas, fim das práticas
mágico-religiosas e resistência ao domínio da cultura
do dominador;
(D) introdução da servidão feudal, cristianização das
populações locais e hibridismo cultural;
(E) implantação do trabalho escravo, fim das práticas
mágico-religiosas e homogeneização cultural.

14 -  “O nacionalismo é um projeto político e, em termos
históricos, bastante recente. Ele afirma que os grupos
definidos como ‘nações’ têm o direito de formar e devem
formar Estados territoriais do tipo que se tornou padrão
desde a Revolução Francesa. Sem esse projeto, realizado
ou não, ‘nacionalismo’ é uma palavra vazia.”
HOBSBAWN, Eric J. Etnia e Nacionalismo na Europa de Hoje. Rio de
Janeiro: Contraponto, 2000.
Dentre os fatos da história européia do século XIX
relacionados ao nacionalismo encontramos:
(A) a expansão eleitoral dos partidos socialistas;
(B) a comuna de Paris;
(C) a criação da Alemanha Ocidental e Oriental;
(D) as revoluções de 1830 e 1848;
(E) a unificação do Império Austro-Húngaro.

15 - CEDERJ 2010.1

QUESTÃO 3
O atual sistema neoliberal teve sua origem no processo de desenvolvimento do capitalismo, decorrência da Revolução Industrial e do ideário liberal a ela vinculado. Comparando o presente com o passado, pode-se dizer que um dos aspectos centrais da diferença entre os dois momentos do capitalismo é o processo de globalização.
Observando essa proposição:
a) indique a principal característica dos mercados e das indústrias no capitalismo liberal até, pelo menos, 1870;
b) explique o significado atual da globalização no tocante à ideia de mundialização de mercados, utilizando como exemplo a INTERNET.



16 - CEDERJ 2009.1

 “(...) do Rio nada, não queremos nada.”
Com essa frase, Frei Caneca encerrou um artigomanifesto no jornal Tífis Pernambucano em 1824, dentro do movimento que ficou conhecido como a “Confederação do Equador”. Nesse texto, expôs suascríticas ao governo do Imperador Pedro I, cuja sede estava na cidade do Rio de Janeiro.
Assinale a afirmativa que apresenta uma das razões para as
críticas feitas no artigo-manifesto.
(A) a elite carioca insistia em ajudar os flagelados do
Nordeste;
(B) havia uma excessiva centralização de poder nas mãos
do Imperador;
(C) o Brasil ainda se encontrava sob o domínio dos reis de
Portugal;
(D) D. Pedro não permitia a realização de cultos não católicos;
(E) Pernambuco perdera o seu lugar de capital da Corte
Imperial


17 - CEDERJ 2010.1

A base econômica do Império brasileiro estava concentrada nas atividades agrícolas e tinha como principal produto o café e como principais elementos estruturais:
(A) a grande propriedade e a mão de obra dos colonos;
(B) o latifúndio e a mão de obra livre de imigrantes
italianos;
(C) a pequena propriedade e o escravismo;
(D) a urbanização e a mão de obra livre de imigrantes
japoneses;
(E) a grande propriedade e a mão de obra escrava.


18 - UFF 2009

Fui liberal; então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis, não nas idéias práticas; o poder era tudo: fui liberal. Hoje, porém, é diverso o aspecto da sociedade: os princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade que então corria risco pelo poder, corre agora risco pela desordem e pela anarquia. Como então quis, quero hoje servi-la, quero salvá-la, e por isso sou regressista. Não sou trânsfuga, não abandono a causa que defendi, no dia do seu perigo, de sua fraqueza: deixo-a no dia em que tão seguro é o seu triunfo que até o excesso a compromete. [...] Os perigos da sociedade
variam, o vento das tempestades nem sempre é o mesmo: como há de o político, cego e imutável, servir o seu país?
Apud José Murilo de Carvalho. “Introdução”. In: Carvalho, J. M. (org). Bernardo Pereira de Vasconcelos.
O período compreendido entre 1831 e 1850, que engloba a Regência e os dez primeiros anos do governo pessoal do segundo imperador brasileiro, foi marcado por mudanças e permanências no país, firmando as bases do apogeu do Império. Pode-se afirmar sobre este processo que:
I o Ato Adicional, que alterou a Constituição de 1824, foi um acordo entre as principais forças políticas do país, com vantagem para os liberais moderados, expresso na criação das Assembléias Legislativas Provinciais, o que permitia certo grau de descentralização, e na supressão do Conselho de Estado, mantendo-se o poder Moderador e o Senado vitalício;
II a consolidação do Império, ocorrida no período, representou a vitória dos chamados liberais exaltados, reunidos na Sociedade Federal, uma vez que ocuparam rapidamente o governo e impuseram a monarquia centralizada, contrariando os interesses de moderados e restauradores;
III a consolidação política do Império significou a vitória dos grupos proprietários de diversas regiões, mas se baseou principalmente na riqueza gerada pela expansão cafeeira, que permitiu superar a crise  econômica;
IV a vitória política dos liberais se expressa na promulgação da Lei Eusébio de Queirós, de 4 de setembro de 1850, a segunda a determinar a extinção do tráfico negreiro para o Brasil, pois o combate à continuidade da exploração do trabalho escravo foi o elemento que marcava a distinção entre liberais e conservadores.
Assinale a opção correta.
(A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
(E) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

19 - ENEM 2009
Questão 56
Na democracia estado-unidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela ideia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como consequência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito.
Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é
A) submeter o indivíduo à proteção do governo.
B) hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.
C )estimular a formação de propriedades comunais.
D) vincular democracia e possibilidades econômicas
individuais.
E) defender a obrigação de que todos os indivíduos
tenham propriedades.



GABARITO
1.A
2. C
3.C
4.C
5.C
6.B
7.A
8.D
9.A
10.B
11.D
12.B
13.A
14.D
15.DISC
16.B
17.E
18.A
19.D