"Eu prefiro ser um otimista e estar errado do que ser um pessimista e estar certo"
Albert Einstein

terça-feira, 19 de julho de 2011

Gabaritos - Apostila 1 História CEDERJ 2011

Olá pessoal,

Como prometi há duas semanas, estou publicando o gabarito da apostila 1, por capítulos. Divirtam-se rsrsrsrrs

PS: Aprendemos mais errando do que acertando sem querer, desde que busquemos corrigir nossos erros. Então, vejam o gabarito com as questões, e me questionem também, pois o professor não é dono da verdade, ele é um artesão dela, e vocês são os consumidores rsrsrsrs

Abraços
Luiz


DISCURSIVAS
Capítulo 2
9 - a) R.: O aluno deverá explicar a importância da conquista de Constantinopla pelos otomanos na dinâmica das relações comerciais internacionais  do período, tendo como referência que a cidade de Constantinopla se encontrava no cruzamento do comércio terrestre entre Europa e o Oriente. Era o mais importante centro comercial na Europa Oriental mediterrânea e um símbolo dos limites entre a Cristandade e o mundo muçulmano. Dominar esta cidade, portanto, significava muito em termos políticos e econômicos.
b) R.:  O aluno deverá identificar como uma das conseqüências do domínio otomano sobre Constantinopla foi que as principais vias de comércio do Oriente com a Europa ficaram em mãos muçulmanas. Tal fato foi visto como uma ameaça à Cristandade, além de significar o estabelecimento de novas regras comércio e para a circulação de pessoas e mercadorias.
Capítulo 5
5 – Expansão da Fé Católica no Novo Mundo e de sua influência religiosa e política na América.
6 - os objetivos do sistema colonial, a influência da Igreja Católica no processo de conquista e colonização, as atividades econômicas desenvolvidas com a utilização da mão-de-obra nativa e africana, a organização econômico-social das sociedades indígenas que habitavam o continente, o funcionamento e concepção dos repartimientos, da encomienda , da mita e do trabalho escravo africano. 
Capítulo 9
4 – Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, e suas contradições sociais promoveram movimentos de contestação ao Capitalismo.
9 – As unificações da Alemanha e da Itália foram promovidas pelas regiões mais ricas, utilizaram a ideologia nacionalista como “argamassa” para o movimento, e tiveram caráter conservador no que tange aos rumos sociais, uma vez que foram revoluções burguesas que consolidaram o Capitalismo  e suas contradições nesses países.
14 – O processo de monopolização e concentração de capital, levou muitas empresas à falência devido à competitividade, gerando um agudo desemprego, nutrindo as fileiras de imigrantes para América em busca de melhores oportunidades.