"Eu prefiro ser um otimista e estar errado do que ser um pessimista e estar certo"
Albert Einstein

quarta-feira, 6 de abril de 2011

REVISÃO - Aula 02-04-2011 - Feudalismo


Pessoal,

Estou organizando os gabaritos dos capítulos 1,2 e 3 para publicá-los em breve. No momento, preparei uma revisão da aula sobre Feudalismo.

Abraços e bons estudos

Casemiro

A aula focou as características do Feudalismo, desde o sginificado da palavra “feudo” (posse em língua germânica), suas origens remontando à queda do Império Romano, num lento processo de isolamento populacional e fragmentação política no período da Alta Idade Média.

1) Os tópicos do Feudalismo trataram aspectos:

a)      Políticos: Os laços de Suserania e Vassalagem, laços de Fidelidade com objetivos militares entre nobres, militares com exércitos particulares. Foi destacado que as guerras eram comuns naquela época, e por isso era necessário que nobres se aliassem para se fortalecerem nos ataques e nas defesas contra invasões. Mas, a fidelidade do vassalo não permitia ao suserano intrometer-se nos feudos dos vassalos, sendo cada senhor feudal autônomo para criar impostos, leis e julgamentos, como bem entendessem, caracterizando a fragmentação do poder político. O Rei é suserano, mas não é soberano.
b)      Sociedade feudal: Estamental ou de castas (grupos ou segmentos sociais que não se misturam com outros, nem mudam de uma casta para outra). A pirâmide tripartida em Clero, Nobreza e Povo representava a vontade divina de cada estamento (orar, lutar e trabalhar). A Hereditariedade é a principal forma de manutenção da sociedade – até as profissões passavam de pai para filho. Quanto à casta do Povo, o mais fácil de defini-la é dizer que ela agrupa todos os que não tinham feudos, nem privilégios.
Questão do ENEM foi trabalhada em sala, mostrando as diferenças existentes dentro da casta do Povo.

c)      Economia feudal: Rural, de subsistência frágil (era comum o desabastecimento), voltada para o consumo do próprio Feudo. O comércio era atividade secundária.


2) Transformações no Feudalismo:

O aumento da produtividade  alavancou o aumento populacional e urbano, além de promover o surgimento dos burgos e da burguesia, um grupo social ligado ao comércio que enriqueceu por práticas econômicas que não tinham a ver com a sociedade feudal.

As Cruzadas, expedições militares cristãs contra os muçulmanos possuíram expressivas consequências comerciais, como mostra o mapa da apostila das rotas das Cruzadas e das rotas comerciais, muito semelhantes. A Europa estava aos poucos saindo de seu isolamento, abrindo caminhos para os outros cantos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário