"Eu prefiro ser um otimista e estar errado do que ser um pessimista e estar certo"
Albert Einstein

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BATERIA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAPÍTULOS 1 AO 5 - APOSTILA I

Amigos,

Como falei com vocês nas últimas semanas, VESTIBULAR É ADESTRAMENTO. Não existe aprendizado sem treinamento. Por isso, agora que temos uma base, é hora de cairmos dentro nos exercícios.
Publico abaixo a bateria de revisão dos capítulos 1 ao 5 da apostila I.

Orientação: No Blog, é possível achar matérias específicas na UERJ e UFF, e tabela com os conteúdos mais cobrados da apostila I nos vestibulares dos últimos anos. Quanto ao Teste Vocacional, acessem o site carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

Dúvidas? Mande um comentário, ligue para o 0800, me procurem no Pólo.

Abraços e bons estudos!!

Luiz


BATERIA DE EXERCÍCIOS  DE REVISÃO 1 – História  Apostila I – CEDERJ
Professor Luiz
Capítulos 1 ao 5


1 - MEC - SIMULADO ENEM 2009 - A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14256&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia>. Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).

O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que

(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.
(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.


2- ( simulado PVS 2010)Assinale a alternativa que retrata corretamente exemplos de patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

(A)  Cristo Redentor, Teatro Municipal e  Estádio do Maracanã
(B)   Sambódromo, Pão de Açúcar e Museu Nacional
(C)   Samba, Capoeira e Jongo
(D)  Biblioteca Nacional, Igreja da Candelária e Confeitaria Colombo
(E)   Museu de Arte Moderna, Jardim Botânico  e  Cinema Iris



3 - Mansa Mussa, filho e sucessor de Abubacar, distinguiu-se pelo seu poder e pela santidade de sua vida. Administrou de forma tão justa que sua recordação permanece viva. Fez a peregrinação no ano 1346: doze mil jovens escravos, envergando túnicas de brocado de ouro e seda do Iêmen, transportavam-lhe as bagagens. Levou do seu país oitenta carregamentos de ouro em (...)” (adaptado de Ibn Kaldum. História dos Berberes, escrita no século XIV)

Mansa Mussa, também conhecido como Kankan Mussa, era imperador do Mali, um reino da África Ocidental, no século XIV.  Como era muçulmano, fez questão de realizar sua peregrinação a Meca, a qual, como vemos no documento, foi feita com toda a pompa e luxo.
Explique por que o reino do Mali era tão rico a ponto de seu soberano realizar uma viagem com tamanha ostentação.


4 - Enem 2009 - O que se entende por Corte do antigo regime é,em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França,de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas
do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais. ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987.

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é
A) o palácio de Versalhes.
B) o Museu Britânico.
C) a catedral de Colônia.
D) a Casa Branca.
E) a pirâmide do faraó Quéops.



5 - (UFMG 2009)  - Analise estes dois mapas-múndi, comparando-os:

A partir da análise e comparação desses mapas e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
A) a cartografia européia, por razões religiosas, não assimilou o conhecimento dos povos indígenas acerca dos continentes recém-descobertos.
B) a concepção de um mundo fechado, em oposição à idéia de um cosmos aberto, dominou a cartografia européia até o século XVII.
C) as navegações alteraram o conhecimento do mundo, à época, jogando por terra os mitos antigos sobre a inabitabilidade das zonas tórridas.
D) os descobrimentos, em fins do século XV, resultaram da expansão do conhecimento do mundo alcançado pelos geógrafos do Renascimento.



6 - (UFU 2009)  --- Observe a imagem abaixo.



Considerando o quadro acima e o contexto histórico em que foi pintado, marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
1 ( ) No século XVII, o estudo de anatomia era realizado somente por artistas, pois os cientistas estavam mais interessados pela Astronomia e pela Física do que por qualquer relação com os saberes sobre o corpo humano.
2 ( ) O quadro acima é representativo de um momento da história da ciência moderna em que há uma valorização do conhecimento “empírico”, abalando os cânones da autoridade eclesiástica no que se refere aos saberes sobre a natureza.
3 ( ) O estudo da anatomia humana foi altamente desenvolvido nos séculos XVI e XVII, sendo que seus resultados tiveram forte influência nos campos das artes, principalmente na pintura, na escultura e na arquitetura do Renascimento e do Barroco.
4 ( ) A sociedade européia do século XVII aceitava, com naturalidade, a utilização de cadáveres humanos nas aulas de anatomia, uma vez que naquele momento, a Igreja ou a ética cristã não exerciam mais qualquer influência nos domínios da ciência.


7 - (UFC 2008) -  Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens,resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade européias, no período classicamente conhecido como Idade Média.
A) As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.
B) A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.
C) A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.
D) A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.
E) A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.



8 - (Unesp2008) -- Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real.
(Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.)
O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde
(A) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
(B) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
(C) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
(D) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
(E) à defesa da superioridade da cultura grega da antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.


9 - (UFU 2008) --Leia o seguinte trecho.
“A tese segundo a qual os Reformadores teriam deixado a Igreja romana porque ela estava repleta de devassidões e impurezas é insuficiente. No tempo de Gregório VII e de São Bento, existiam tantos abusos na Igreja como na época da Reforma. Não resultou daí, contudo, nenhuma ruptura comparável à do Protestantismo. Outro fato que deve nos esclarecer: Erasmo, tão duro no Elogio da Loucura (1511) para os padres, monges, bispos e papas do seu tempo, não aderiu, entretanto, à Reforma. Inversamente, quando, no século XVII, a Igreja católica tinha corrigido a maior parte das fraquezas disciplinares que se podia legitimamente lhe censurar no século precedente, as diferentes confissões reformadas não pretenderam regressar à obediência de Roma.” DELUMEAU, J. Nascimento e Afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989, p. 59.
Levando em conta as causas da Reforma protestante e o texto acima, marque para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa.
1 (     ) A insatisfação de religiosos com o comportamento imoral do baixo clero em fins do século XV, com a corrupção da alta hierarquia da Igreja romana e com o escândalo da venda das indulgências, é uma causa suficiente para se explicar a Reforma protestante.
2 (     ) A Reforma protestante tem suas causas nas transformações sociais, políticas e religiosas do final da Idade Média. Estas transformações levaram, por exemplo, ao enfraquecimento da autoridade eclesiástica frente à laica, à dúvida quanto à salvação individual dos fiéis e ao fortalecimento das formas místicas de devoção pessoal.
3 (     ) O saber humanista foi uma das causas da Reforma protestante. O conhecimento aprofundado de línguas antigas, como o Grego, o Latim e o Hebraico, permitiu a alguns sábios questionar a autoridade da tradução católica da Bíblia.
4 (     ) A Reforma protestante foi causada pela necessidade dos heréticos de formarem novas Igrejas, o que evitou sua perseguição pelo Santo Ofício, as condenações à morte na fogueira, as excomunhões e as censuras estabelecidas pelo Index.


10 - (UFU - 2006) --  Com o objetivo de aumentar o poder do Estado diante dos outros Estados, [o Mercantilismo] encorajava a exportação de mercadorias, ao mesmo tempo em que proibia exportações de ouro e prata e de moeda, na crença de que existia uma quantidade fixa de comércio e riqueza no Mundo. ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista, São Paulo Brasiliense, 1998. p. 35.
O trecho acima refere-se aos princípios básicos da doutrina mercantilista, que caracteriza a política econômica dos Estados modernos dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Com base nessa doutrina, marque a alternativa correta.

A) A doutrina mercantilista pregava que o Estado deveria se concentrar no fortalecimento das atividades produtivas manufatureiras, não se envolvendo em guerras e em disputas territoriais contra outros Estados.
B) Uma das características do mercantilismo é a competição entre os Estados por mercados consumidores, cada qual visando fortalecer as atividades de seus comerciantes, aumentando, conseqüentemente, a arrecadação de impostos.
C) Os teóricos do mercantilismo acreditavam na possibilidade de conquistar mercados por meio da livre concorrência, de modo que era essencial desenvolver produtos competitivos, tanto no que diz respeito ao preço como em relação à qualidade.
D) A conquista de áreas coloniais na América é a base de qualquer política mercantilista. Tanto que o ouro e a prata, de provenientes, possibilitaram ao Estado espanhol figurar como o mais poderoso da Europa, após a Guerra dos Trinta Anos.


11 - (UFU 2008)  - Leia o trecho :  “Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e- Minho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendoa aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!” CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Pero Vaz de Caminha. In: CHANDEIGNE, Michel (org.). Lisboa ultramarina:1415-1580: a invenção do mundo pelos navegadores portugueses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992, p.165.

Com base no fragmento acima, marque para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
1 (    ) Caminha sugere que não há potencialidades econômicas na nova terra descoberta, pois não sabe se há nela ouro e prata. Assim, a única justificativa para a posse do território seria a expansão da fé.
2 (     ) Para Caminha, mesmo que a terra não oferecesse outros atrativos econômicos e políticos, utilizá-la como entreposto para o caminho das Índias já seria, em si, algo útil a Portugal.
3 (    ) A carta de Caminha sugere que as grandes riquezas do Brasil são as suas matas e sua beleza natural, de modo que as atividades econômicas extrativas (como, por exemplo, a coleta do pau-brasil) deveriam ser privilegiadas em relação às atividades agrícolas.
4 (     ) A carta de Caminha revela uma ética missionária presente nas falas dos descobridores portugueses, o que, inclusive, atendia às necessidades da coroa de legitimar as novas possessões por meio do seu reconhecimento pela Igreja.


12 - (UFU - 2004) --“Colombo não estava tão longe de certas concepções correntes durante a Idade Média acerca da realidade física do Éden, que descresse de sua existência em algum lugar do globo. E nada o desprendia da idéia (...) de que precisamente as novas Índias, para onde o guiara a mão da Providência, se situavam na orla do Paraíso Terreal. (...) A    das ´visões do paraíso` impregna todas as suas descrições daqueles sítios de magia e lenda”.    Sérgio Buarque de Holanda. Visão do Paraíso.

A partir da interpretação do trecho acima, assinale a alternativa CORRETA.
A)                Colombo, conforme a mentalidade de sua época, acreditava na existência do Paraíso terrestre, na sua localização nas novas terras descobertas, e que ele havia sido levado para bem perto desse paraíso por vontade de Desus.
B)                O Paraíso terrestre é um mito medieval cuja presença nas novas terras descobertas, na era das grandes navegações atlânticas dos séculos XV e XVI, é evocada apenas como uma metáfora.
C)                Colombo não acreditava no Paraíso terrestre, mas pode compreender a novidade da América comparando-a ao Paraíso.
D)                A América era um território cujas condições naturais e riquezas lembravam metaforicamente um paraíso, porém as colonizações espanhola e portuguesa destruíram seu aspecto paradisíaco.

13 - (UFMG 2004) –É CORRETO afirmar que a prática da antropofagia entre algumas tribos indígenas brasileiras se devia:
A) ao barbarismo daqueles povos, que não possuíam religião ou normas morais capazes de refrear seus instintos.
B) à crença de que, ao devorarem os inimigos, os índios estariam incorporando suas virtudes e qualidades.
C) à influência dos conquistadores europeus, uma vez que os índios procuravam responder à crueldade dos brancos.
D) a uma estratégia de apavorar os adversários, que ficavam com medo de combater os antropófagos.
E) todas as alternativas estão corretas.


14 - (UFES) As Grandes Navegações e os descobrimentos marítimos, no alvorecer da Era Moderna, marcaram em Portugal e nas áreas recém-descobertas, grandes transformações, pois :
A)    a empresa marítima portuguesa assumiu no ocidente o caráter colonizador ao lado do mercantil, primeiro nas ilhas do Atlântico e, a seguir, no Brasil.
B)     o grande comércio europeu implicou o estabelecimento de impérios ultramarinos com ampla autonomia, correspondendo à formação de uma economia totalmente nacional nas colônias.
C)     o interesse em subjugar as novas terras coloniais deu origem a uma política federal de Estado, no Reino e nas colônias, com a divisão de poderes entre o Rei e as Assembléias de Estado.
D)    A mudança do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico determinou a descentralização do Estado Moderno em Portugal, enfraquecendo o absolutismo.
E)     A necessidade de dominar as rotas  estratégicas de navegação inviabilizou a manutenção do sistema de monopólios nas colônias, liberalizando o comércio.


15 - (PUC-Rio) a chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano em 1492,tomando posse das terras encontradas para o rei da Espanha, constituiu um momento importante da chamadaera dos descobrimentos”.
Analise as afirmativas abaixo referentes as relações entre a expansão ibérica e a transição do feudalismo para o capitalismo:

I – a constituição de um Estado nacional e a centralização do poder político na figura do rei foram fatores decisivos na expansão marítima portuguesa e espanhola.
II – a opção atlântica dos países ibéricos deveu-se à impossibilidade de realizar um projeto expansionista na direção do continente europeu e do  Mediterrâneo.
III – a expansão marítima espanhola foi determinada pelas necessidades dos capitais italianos, especialmente os da cidade de Gênova, que buscavam superar o monopólio veneziano no oriente.
IV- o desenvolvimento do comércio e da produção foi uma  alavanca para a expansão, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de técnicas de navegação e o acúmulo de capital nas mãos de comerciantes portugueses. 

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:

A) somente I e IV          B) somente I e II          C) somente II e III          D) somente I,II e IV          E) somente II e IV    



16 - (UFES) – Refletindo sobre a organização do sistema produtivo das colônias hispano-americanas, é possível afirmar que a utilização da mão-de-obra indígena,
I – embora predominante no século XVI, foi progressivamente abandonada nos séculos seguintes, em decorrência da vigorosa campanha movida contra ela pelas monarquias protestantes européias, que tentavam desse modo  desarticular o sistema colonial espanhol de credo católico.
II – foi extinta a partir de meados do século XVII, quando a “plantation!”  açucareira, outrora restrita à América central, se difundiu pelas demais colônias espanholas, exigindo assim a captação no exterior de escravos africanos , cujo trabalho era mais rentável do que o indígena.
III – processou-se, por meio da “encomienda”, espécie de contrato de parceria  segundo o qual o “encomendero” (espanhol) fornecia o capital, e os indígenas, a mão-de-obra para o desenvolvimento de uma determinada atividade colonial, repartindo-se igualmente os lucros obtidos.
IV – efetuou-se, em determinadas regiões, a partir da “mita”, instituição de origem incaica adaptada pelos espanhóis, a qual consistia em recrutar,  para o trabalho nas minas, cidades e fazendas, indivíduos escolhidos no seio das comunidades por sorteio, pagando-se um salário ínfimo pelos serviços prestados.
V – nos termos em que se deu, acarretou a desestruturação das comunidades, as quais, com a exigência de trabalhos excessivos, não encontravam meios de reproduzir suas relações tradicionais, sendo então esvaziadas pela dizimação, pela fuga ou pela autodestruição dos seus membros.
Está(ão) corretas :
A) I e III               B) II e III               C) III e IV               D) II e IV               E) IV e V   

17 - – Com relação à colonização do continente americano pela Espanha e pela Inglaterra, podemos afirmar que :
  1. a colonização espanhola baseada no trabalho compulsório indígena, nos séculos XVI e XVII, predominou nas áreas mineradoras do México e Peru. 
  2. a colonização inglesa da América do Norte baseava-se em dois tipos distintos de organização econômica: o das colônias do Norte com agricultura familiar e atividades manufatureiras, e o das colônias do Sul, com grande lavoura escravista de exportação.
  3. a colonização inglesa na região do Caribe – Jamaica, Trinidad-Tobago, Guiana--, no século XVII, baseava-se no trabalho escravo indígena e na grande lavoura de exportação.
  4. Assinale a opção que corresponde à(s) afirmativa(s) correta(s):
A) somente 1            B) somente  2            C) somente 2 e 3            D) somente 1 e 2            E) somente 1 e 3       

 18 - (UFF) Quanto à colonização européia na América, nos séculos XVI ao XVIII, pode-se afirmar que:
1. a colonização espanhola se fundamentou no cultivo da cana e na produção de açúcar nas Antilhas (sobretudo em Cuba), sustentados pela mão-de-obra escrava, existindo nas áreas mineradoras do México e Peru para atender às demandas de investimento constantes nas áreas açucareiras.

2. a colonização espanhola teve como eixo as áreas mineradoras do México e Peru e a exploração da mão-de-obra indígena, estabelecendo-se, nas outras regiões do continente, diversas atividades econômicas
que complementavam as necessidades das áreas mineradoras e atendiam às demandas metropolitanas.

3. a colonização inglesa e francesa na América do Norte procurou, inicialmente, adotar a mesma estrutura da colonização espanhola, com base na atividade mineradora, mas, tão logo verificou-se a inexistência de riquezas minerais naquela região do continente, foi redirecionada para o cultivo da cana e a produção de açúcar no Caribe, desenvolvidos pela mão-de-obra escrava.

4. a colonização inglesa e francesa na América do Norte foi diversificada, mas nas Antilhas priorizou o cultivo da cana e a produção de açúcar, desenvolvidos pela mão-de-obra escrava, estabelecendo-se, nas outras áreas, atividades econômicas que completavam as necessidades das áreas açucareiras das metrópoles.
Estão corretas as afirmativas:
A) 2 e 3                    B) 2 e 4                    C) 1 e 3                    D) 3 e 4                    E) 1 e 4                     

19 -  (UFF) – “A colonização espanhola caracterizou-se largamente pelo que faltou  à portuguesa: por uma aplicação insistente em assegurar  o predomínio militar, econômico e político da metrópole sobre as terras conquistadas, mediante a criação de grandes núcleos de povoação estáveis e bem ordenados”.  HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1962
O trecho acima indica uma das principais diferenças entre a colonização espanhola e a portuguesa na América.
Analise as afirmativas abaixo e selecione aquelas que exprimem corretamente as diferenças entre os estilos espanhol e português de colonização.
1.    os espanhóis se lançaram desde cedo ao interior do continente americano, fazendo das cidades um instrumento de dominação colonial, ao passo que os portugueses se mantiveram longo tempo apegados ao litoral, explorando o pau-brasil e a lavoura canavieira.
2.    os espanhóis cuidaram, desde o século XVI, de montar uma estrutura eclesiástica poderosa, ao contrário dos portugueses, cuja colonização eclesiástica se limitou, em grande medida à ação dos jesuítas.
3.    os espanhóis   não escravizaram negros, somente índios, ao passo que os portugueses fizeram do tráfico africano a base da economia colonial.
4.    os espanhóis   foram racistas em relação aos índios, africanos e mestiços, chegando mesmo a construir umsistema de castas”, ao contrário dos portugueses, que desde o início se miscigenaram com índios e negros.
Assinale a opção que contém apenas afirmativas corretas:
A) 1 e 2                   B) 1 e 3                    C) 1 e 4                    D) 2 e 3                    E) 2 e 4                      

20 - (UNIRIO)A colonização européia na América assumiu aspectos distintos, em função das práticas colonizadoras das metrópoles européias.  Considerando essa diversidade, podemos afirmar que:
A)    a catequese e a evangelização dos nativos motivaram a colonização inglesa.
B)     a pequena e média propriedade agrícola caracterizaram a ocupação espanhola.
C)     a base econômica das 13 colônias da América do Norte residia na exploração de metais preciosos.
D)    o povoamento do território constituiu a prioridade da colonização espanhola.
E)     a mão-de-obra indigna contribuiu para a organização da produção colonial espanhola. 

GABARITO – BATERIA 1
1 – B
6 – F VV F
11 – F V FV
16 – C
2 – C
7 – B
12 – A
17 – D
3 – DISC
8 – B
13 – B
18 – B
4 – A
9 – F V V F
14 – A
19 – A
5 - C
10 - B
15 - A
20 - E


3 - R.:  O aluno deverá explicar as razões da riqueza do Reino de Mali no século XIV, tendo como referência que o reino do Mali controlava o comércio do ouro da África Ocidental para o norte do continente e Europa, pelas rotas transaarianas. Além do ouro, o reino do Mali também tinham o domínio de algumas das principais rotas do comércio de longa distância de outras mercadorias.




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